DELICADOS ABISMOS
Editora: Oito e Meio
Categoria: Resenhas
ISBN: 978-85-63883-29-2
1ª edição: 2013
Encadernação: Brochura
Formato: 76 páginas
Reunião de resenhas publicadas no site da revista Pessoa entre 2010 e 2012, Delicados abismos é a afirmação do vigor da literatura de língua portuguesa. O livro nasceu da parceria entre a Pessoa, publicação voltada para a promoção da literatura lusófona, e a Oito e meio, editora que investe na produção literária da nova geração de autores brasileiros.
A coletânea trata da obra de 18 autores “que representam, cada qual a sua maneira, um pouco do pensamento do contemporâneo, um tempo de delicada desordem criativa”, explica Claudia Nina, cujas escolhas não obedeceram a nenhum outro critério a não ser o do gosto pessoal.
“Não tenho nenhuma pretensão de eleger os melhores nem poderia – a época do crítico-juiz já se foi, e não creio ser nada atraente uma reedição deste formato imperial.”
Com linguagem solta e livre, Nina se debruçou sobre os livros de escritores como Michel Laub, Valter Hugo Mãe e Elvira Vigna evitando teorias e pautas acadêmicas. “Quis transmitir com meu texto o que o texto das obras me soprava”, conta a jornalista e escritora.
Para o professor universitário, crítico literário e ensaísta João Cezar de Castro Rocha, Delicados abismos “vai na contramão da “melancolia chique”, mostrando a vitalidade de novas formas de crítica e a força de certos escritores que merecem ser mais bem estudados.”